Participe

Tema do carnaval 2019: Negras Vozes – Tempos de Alakan

Alakan- União

DIA 13/08 A PARTIR DAS 12H SERÃO DISPONIBILIZADAS ALGUMAS VAGAS EXTRAS. A INSCRIÇÃO NO PERÍODO CONTINUA SENDO EXCLUSIVAS PARA MULHERES NEGRAS,

Venho comunicar a todas(os) que as inscrições para o processo do carnaval de 2019 para quem já é integrante será no período de 25 de julho a 03 de agosto de 2018. De 07 a 21 de agosto abriremos as inscrições para novas integrantes, neste período as inscrições são exclusivamente para mulheres negras e após esta data abriremos para mulheres não negras caso as vagas não tenham sido preenchidas!

AS INSCRITAS DEVEM ENCAMINHAR FOTO DE COMPROVAÇÃO DE ETNIA PARA O EMAIL FINANCEIROILUOBADEMIN@GMAIL.COM. A INSCRIÇÃO SÓ SERÁ ACEITA APÓS O RECEBIMENTO DA FOTO.

Cada ação feita pelo Ilú Obá De Min Educação, Cultura e Arte Negra há 13 anos tem como objetivo fortalecer mulheres negras porque todas nós sabemos como se tratam os pretos e pretas nesta sociedade racista e discriminatória na qual vivemos.

Angela Davis: “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela” Precisamos pensar o quanto o racismo impede a mobilidade social da população negra”, diz. “Temos um problema de classe. E o racismo também cria uma hierarquia de gênero, deixando a mulher negra em uma situação muito maior de vulnerabilidade social.”

Leia o regulamento de inscrição

Oficinas de Rua de Percussão do Ilú Obá De Min 2018/2019

O Bloco Afro Ilú Obá De Min é um projeto da associação Ilú Obá De Min – Educação, Cultura e Arte Negra e Ponto de Cultura Ilú Ònà Caminhos do Tambor que a 14 anos oferece oficinas de rua, gratuitas, de percussão para mulheres e de dança para ambos os sexos, pelo período de 6 meses em São Paulo, culminando com um belíssimo cortejo pelas ruas do centro da cidade na sexta feira de Carnaval.
Buscando sempre melhorar o gerenciamento do projeto e mediante o aumento significativo de participantes, redigimos esta cartilha com as principais informações e instruções para você que deseja participar das oficinas de rua do Ilú Obá De Min.

Pedimos por gentileza que seja lida as instruções.

Em caso de dúvidas você poderá ligar no F: 3222-5566 (a partir das 17h) ou no 97257-9235 falar com a Baby.

Ilú Obá De Min 2018 será muito mais Educação, Cultura e Arte para você.

Oficinas de Percussão 2018/2019

Início das inscrições: 07 de Agosto de 2018

Encerramento das inscrições – 30 de Agosto de 2018

ILÚ OBÁ DE MIN – CARNAVAL 2019

1. Tema do Carnaval 2019: “NEGRAS VOZES – TEMPOS DE ALAKAN “
Saída do Cortejo: 01 de MARÇO de 2019

2. Inscrições
Inscrições: de 25 de julho até dia 03 de agosto de 2018 apenas para integrantes que participaram do carnaval 2018 Akotirenes Yibi das Mulheres Quilombolas,  de 07 a 21 de Agosto de 2018 exclusivamente para MULHERES NEGRAS e de 26 a 30 de Agosto de 2018 abertas para mulheres não negras. As inscrições neste período estarão sujeitas à disponibilidade de vagas.
Encerramento das inscrições – 30 de Agosto de 2018.

Dança – Não haverá vagas disponíveis para novos integrantes neste ano. Os antigos integrantes deverão inscrever-se normalmente.

Pernaltas – Haverá vagas disponíveis para novos integrantes mediante as seguintes condições: já saber andar em perna de pau e no período de 07 a 21 de agosto inscrições abertas exclusivamente para negras e negros.

3. Todos os naipes terão quantidades limitadas de vagas, acabando o número de vagas disponíveis o sistema não permitirá mais a inscrição, então pedimos para as candidatas às vagas que pondere sobre suas condições e disponibilidade para participar das oficinas de rua antes de fazer a sua inscrição.

4. Outros Naipes – As inscrições para Pernaltas e Canto são apenas para pessoas que detenham o conhecimento das duas linguagens e será realizada somente com a aprovação das coordenadoras dos respectivos naipes.

5. Datas Importantes
Reunião Geral de apresentação do Projeto Carnaval 2018:  22 de Setembro de 2018 – horário e local a confirmar

Primeiro Ensaio – Carnaval 2019:  30 de Setembro de 2018 na Praça do Patriarca às 14h

6. Composições para o Carnaval 2019
Serão selecionadas 5 músicas que farão parte do repertório do carnaval 2019. O regulamento para inscrição das composições será divulgado posteriormente.

Condições para participação no Bloco:

Percussão – Apenas para mulheres

A escolha do instrumento:
A bateria é composta por 4 naipes: Agogô, Xequerê, Djembê e Alfaia.
A integrante deverá escolher um dos 4 instrumentos que compõem a bateria. Para a entrada nos naipes djembé e alfaia “é necessário ter conhecimento em tambor ou conhecimento musical.”
Sugerimos que as interessadas em tocar djembé façam as aulas de Ritmo do Orixás ministradas na sede do Ilú Obá De Min para um melhor aperfeiçoamento.
Na data de início das oficinas a integrante deve apresentar-se para sua respectiva coordenadora de naipe e levar o comprovante de pagamento da primeira parcela do figurino.

Obs.: Para participar das oficinas é necessário ter seu próprio instrumento.

Coordenadoras de Naipes
Alfaia – Mazé Cintra – alfaias.ilu@gmail.com
Agogô – Sossô Parma – agogo.iluoba@gmail.com
Xequerê – Silvana Santos – xequereiluoba@gmail.com
Djembé – Beth Beli – djembe.iluoba@gmail.com

Através destes e-mails você pode solicitar para a sua coordenadora orientações/dicas para a compra do instrumento. Sobre pagamentos utilizar APENAS o email financeiroiluobademin@gmail.com , para outras dúvidas utilizar o email iluobademin@gmail.com, por gentileza não enviar mensagens via site ou facebook para assuntos relacionados à sua inscrição.

Obs.: As oficinas de rua são gratuitas e estão vinculadas ao cortejo realizado na sexta feira de Carnaval, onde apresentamos para o mundo o resultado final da nossa iniciativa, portanto, os interessados em participar das oficinas de rua do Bloco Afro Ilú Obá De Min só poderão inscrever-se com a condição de participarem da saída do Bloco na sexta feira de carnaval.
As pessoas que não puderem participar da saída, não poderão participar das oficinas.

A ONG Ilú Obá De Min – Educação, Cultura e Arte Negra, manteve este projeto de 2010 à 2013 com recursos do Ponto de Cultura Ilú Ònà Caminhos do Tambor e em anos anteriores com recursos próprios.
Todos os anos o Ilú busca patrocínio para o pagamento das despesas da saída do Bloco. A estrutura da saída para 2019 terá custo aproximado de R$ 50.000,00. Estes custos referem-se a locação de carros de som e iluminação para o período da concentração, material de divulgação, passagens dos artistas convidados, arte final, ajuda de custo para os artistas convidados, entre outras despesas.
Nenhum dos profissionais envolvidos na formação recebem pagamento pelas oficinas ministradas.
Realizaremos algumas festas para levantamento de recursos para a saída do Bloco em 2019. Para tanto, contaremos com o apoio de todos integrantes na venda dos ingressos e divulgação das festas ou ações realizadas para a captação de recursos.

O sucesso do nosso cortejo sempre foi resultado do espírito que imprimimos em nosso trabalho, que nos remete as tradições das sociedades africanas, fundamentadas no conceito de coletividade.

A saída do bloco:
Da Aquisição do figurino:

Cada ano uma personalidade feminina negra, fatos históricos ou um mito é o tema do carnaval.
A bateria e a corpo de dança representarão o tema escolhido.
Uma estilista, a diretoria, mais a comissão de figurino realizarão os estudos necessários para a criação do figurino. Em novembro o figurino começará a ser confeccionado, portanto tem que estar quitado até a data informada.
Infelizmente, não temos como oferecer o figurino gratuitamente. O custo total do figurino para tod@s participantes, tendo como base a quantidade de participantes do carnaval passado daria algo em torno de R$ 75.000,00, o que ainda não é a nossa realidade.
Então é necessário que cada integrante adquira o seu figurino, sendo esta a única despesa que terá para participar do projeto Bloco Afro Ilú Oba De Min.

O valor da contribuição para a aquisição do figurino da bateria ficou estipulado em R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais), dança R$ 300,00 sem calçado, pernaltas R$ 350,00, cantoras R$ 260,00 e compreendem figurino completo: roupa e adereços. Crianças até 10 anos não pagam o figurino e de 10 a12 anos pagam meia, 50% do valor.
Algumas pessoas usam sandálias ou sapatilhas com numeração especial – abaixo de 33 ou acima de 40. Nestes casos as integrantes deverão comprá-los por conta própria, atentando-se para o modelo e cor que será utilizado.

Nenhum valor referente ao figurino é destinado ao Ilú Obá De Min, ele é exclusivamente para pagamento da figurinista e sua equipe.

Forma de pagamento do figurino:
Temos 2 opções de pagamento:

Depósito identificado/Transferência em conta corrente e cartão de crédito via Pagseguro

Depósito Identificado
Poderá ser feito em 2 parcelas através de depósito identificado ou transferência bancária no valor de R$ 130,00 figurino bateria e R$ 150,00 figurino dança até o dia 05/09/2018 e a segunda até o dia 05/11/2018. Se o depósito não foi feito no seu nome, por gentileza informar qual identificação irá aparecer no extrato bancário quando enviar o comprovante de depósito.

Crianças de 10 a 12 anos pagam só a primeira parcela. Se for menor de 10 anos mandar email para financeiroiluobademin@gmail.com para solicitar o código de isenção*.

*Ressaltamos que o código que será enviado é pessoal e instransferível.

Na opção deposito/transferência poderá ser feito o pagamento do valor integral no valor de R$ 260,00 figurino bateria e R$ 300,00 figurino dança até o dia 05/09/2017.

5 dias após as datas de pagamento estipuladas, a não identificação do depósito resultará no cancelamento da inscrição.

Dados bancários para depósito

Banco do Brasil

Agência 3323-5 /  Conta Corrente 40023-8

Ilú Obá De Min Educação, Cultura e Arte Negra

CNPJ: 08.027.962/0001-46

Pagseguro
Cartão de Crédito ( pode ser parcelado  conforme sua operadora de cartão de crédito).

Crianças de 10 a 12 anos pagam 50% do valor. Se for menor de 10 anos tem isenção. Para inscrever com os descontos é necessário enviar email para financeiroiluobademin@gmail.com e solicitar o código de desconto* ou isenção, de acordo com a idade da criança.

*Ressaltamos que o código que será enviado é pessoal e instransferível.

O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no primeiro dia da oficina, sendo esta a condição obrigatória para participar da mesma.

É fundamental que os comprovantes de pagamento sejam guardados para que sejam apresentados ao financeiro se necessário.

Obs.: Em caso de desistência os valores pagos não serão devolvidos.

Informamos que a ação de amadrinhamento continuará apoiando a participação de mulheres negras com interesse em participar mas que encontram-se com dificuldade de arcar com o valor do figurino. Para participar do amadrinhamento a integrante deverá enviar carta de intenção para o email iluobademin@gmail.com informando o motivo do seu pedido. Emprestaremos instrumentos para estas mulheres caso seja necessário. Tendo o seu pedido aprovado ela deverá inscrever-se no site normalmente colocando a opção depósito identificado. A quantidade de pessoas apoiadas dependerá da quantidade de madrinhas em cada naipe.

Datas das oficinas:

A partir de Setembro até o Carnaval : em setembro, outubro, novembro as oficinas acontecerão apenas aos domingos, a partir de dezembro passam a ser todos os sábados e domingos até o dia 16/12/2018 e retorno em 2019 a combinar.

A freqüência nas oficinas é fundamental para a permanência no projeto e saída no bloco. Não será permitido a inscrição nas oficinas após encerramento do prazo de inscrição.

Ao se inscrever você concorda com os termos do regulamento de inscrição.

Perguntas Frequentes

1 – Posso só fazer a oficina e não sair no carnaval? Não. As oficinas estão vinculadas a sua participação na saída dos cortejos.

2 – Preciso fazer a inscrição novamente pelo site? Sim, todo ano é necessário cadastrar-se para as oficinas, os dados anuais são informações importantes para o projeto.

3 – Precisa ter instrumento? Sim, a ONG não tem condições financeiras para fornecer os instrumentos para todas, então é necessário que cada integrante tenha o seu próprio instrumento.

4 – Para onde envio o comprovante de pagamento? Apenas para o email financeiroiluobademin@gmail.comcom o máximo de informação possível sobre seu depósito. Informe os dados de quem fez o deposito caso tenha sido outra pessoa que fez o pagamento para você.

5 – Como faço para pagar? Temos apenas duas opções: Depósito/Transferência em conta e Cartão de Crédito. No depósito em conta você pode pagar o valor integral ou em duas vezes respeitando os prazos de pagamento conforme o regulamento, através de cartão de crédito poderá ser feito o pagamento integral ou parcelado de acordo com a sua operadora de crédito.

6 – Não tenho como escanear o comprovante de depósito, como faço? Você pode tirar uma foto e enviar por email ou passar na sede e fazer uma cópia do mesmo e entregar para a Wanda.

7 – Perdi o comprovante de depósito e agora? Se o depósito não foi identificado será bem difícil para nós localizarmos o seu pagamento, portanto tenha o máximo de cuidado com o seus comprovantes para não perder ou rasurar. Ele é a garantia que você fez o pagamento do figurino.

8- Posso fazer o pagamento no ensaio ou entregar para a coordenadora de naipe? Não, o pagamento deve ser feito exclusivamente via depósito. Na rua ficamos vulneráveis a assaltos.

9- Não vou mais continuar nas oficinas, tem como devolver o valor pago? Não, conforme consta no regulamento não será devolvido os valores pagos em caso de desistência. Isto acontece porque as figurinistas assim que quitada a primeira parcela começam a investir na compra de produtos relacionados aos figurinos.

10- Foram tiradas medidas do meu figurino e o mesmo não foi feito sob medida… por quê? As medidas são tiradas para fazer uma padronagem, os figurinos não são confeccionados sob medida.

11- O Ilú Obá fica com algum valor do figurino? Não. O valor pago é repassado totalmente para as figurinistas / costureiras.

12 – Não sei onde comprar meu instrumento, como faço? Peça dica para a sua coordenadora de naipe, ela vai ajudá-la e orientar sobre esta questão.

13 – Tem lugar onde guardar bolsas nas oficinas/ensaios? Não. Procurem levar o mínimo de bagagem, pois estamos vulneráveis a assaltos nos ambientes que ensaiamos e precisamos estar atentas aos nossos pertences.

14 – Ao fazer a inscrição recebo alguma confirmação? Não. As confirmações se darão após a quitação da primeira parcela para as pessoas que optaram por depósito ou confirmação de liberação do pedido pelo pagseguro para as pessoas que optaram pelo pagamento por cartão de crédito.

Mostrando um único resultado