Untitled

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Ilú no Seminário Juventudes e Conexões Musicais

junho 27, 2018 de 12:30 pm às 1:00 pm

Dia 27/6, das 10h50 às 12h30 – Música e identidade cultural
A música é uma linguagem e, por isso, carrega fortes afirmações culturais. Neste painel, veremos como duas mulheres diferentes e corajosas usam a música para defender suas tradições, lembrando-nos da complexidade da própria cultura brasileira.

Palestrantes:

Beth Beli, nascida na periferia de São Paulo, foi criada por um pai militar que dizia que ela tinha que lutar para “ser alguém na vida”. Beth só entendeu o que ele queria dizer quando seu mundo começou a se expandir para outras regiões. Em uma sociedade com profundas raízes racistas, a garota negra tinha que provar que poderia ir mais longe. E ela escolheu os tambores como instrumentos de luta. Estudante de escola militar em sua juventude, ela hoje lidera um “exército” diferente. Mais de 300 mulheres esperam seus sinais para ecoar os sons de agogôs, xequerés, grandes tambores e djembes: ela comanda o grupo afro Ilú Obá de Min – nome ioruba que significa “mãos femininas que tocam tambor para Xangô”. Elas defendem o empoderamento das mulheres, a força da cultura de matriz africana e o direito de ocupar os espaços públicos.

Djuena Tikuna, cujo nome significa “a onça que pula no rio”, nasceu na terra indígena Tikuna Umariaçu, no Amazonas, na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Já se apresentou em diversos shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Recentemente, participou da campanha musical “ Demarcação Já “ao lado de estrelas da MPB como Chico César, Gilberto Gil, Maria Betânia e Ney Matogrosso. Autora de mais de 20 composições, é a primeira cantora e compositora indígena da Amazônia a conquistar a cena musical cantando na língua de seu povo, Magüta. Suas letras falam de resistência cultural, identidade indígena, rituais e ameaças aos direitos indígenas.

Magda Pucci (mediação) é musicista (arranjadora, compositora e intérprete), além de pesquisadora da música de vários povos há mais de 20 anos. É graduada em regência pela ECA-USP, mestre em antropologia pela PUC-SP e Doutora em Performance and Creative Arts pela Universidade de Leiden, na Holanda. Dirige e produz o Mawaca, grupo que recria músicas de diferentes tradições do mundo, tendo já realizado turnês na Espanha, Alemanha, China, Portugal, Bolívia, Grécia e França.

Show Bloco Afro Ilú Obá De Min – 12h30

Inscrições abertas: https://www.facebook.com/events/1036710839818947/

Detalhes

Data:
junho 27, 2018
Hora:
12:30 pm às 1:00 pm
Categoria de Evento:

Organizador

Projeto Guri
Website:
http://www.projetoguri.org.br/

Local

Masp
Avenida Paulista, 1578
São Paulo,
+ Google Map