Untitled

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Oficina de Agbê Ritmos Nagô com Adriana Aragão

junho 10, 2018 de 2:00 pm às 5:00 pm

R$120,00

Foto: Pedro Rocha
OFICINA DE AGBÊS (XEQUERÊS)
Ministrado por: Adriana Aragão

A oficina será realizada em dois encontros sendo cada um de 3h.
Sábado dia 09 de junho das 14h as 17h e Domingo dia 10 das 14h as 17h
Na oficina pretende-se passar as três falas do Agbê (Xequerê), com suas variações e falar sobre seus ritmos que corresponde as toques dos Ilús denominados de melê, meleunkó e yan, ritmos da nação Nagô Egbá.
O Agbê (ou xequerê) é um instrumento de origem africana, produzido através de uma cabaça revestida com uma rede de miçangas e que, quando tocado, produz um som típico e que sustenta e preenche os intervalos rítmicos dos Ilús tocados no Nagô Egbá, mais conhecido como Xangô do Recife, e que por sua vez abrilhantou desde então as Nações de maracatus de baque virado.
Historicamente, o agbê é um instrumento de cultos religosos (principalmente do Candomblé). A maioria dos instrumentos tradicionais tem uma função religiosa. Nesse sentido, eles são considerados sagrados e, ao contrário do que muitos pensam, não são representação divina, mas sim o próprio deus. O xequerê, do ioruba sèkèrè (cabaça- tambor com redes de búzios), tem seu mito de nascimento nos versos do odú Eji Oko a explicação de como uma simples cabaça ganhou sua “túnica” de búzios.

OBS: As aulas serão baseada na tradição oral, assim como na cultura do Candomblé e de nossa ancestralidade.

Investimento: 120,00
As(os) interessadas(os) devem encaminhar email para iluobademin@gmail.com solicitando a ficha de inscrição

Adriana Aragão
Formação : Bacharel em Musicoterapia pela Faculdade Paulista De Artes Especialização em Ciências da Religião pela PUC – SP, Cursando Antropologia Brasileira pela Universidade Candido Mendes.

Arte educadora, percussionista, vocalista, compositora, arranjadora e conhecedora da cultura e religiosidade do Candomblé. Ainda menina obteve a permissão para tocar os tambores sagrados. Sua influência musical vem da família de origem nordestina e da própria religião.

Detalhes

Data:
junho 10, 2018
Hora:
2:00 pm às 5:00 pm
Preço:
R$120,00
Categoria de Evento:

Organizador

Ilú Obá De Min
Telefone:
11 32225566
E-mail:
babyamorimprod@gmail.com
Website:
www.iluobademin.com.br

Local

Ilú Obá De Min
Rua Anhaia, 37
São Paulo, São Paulo Brasil
+ Google Map
Telefone:
11 32225566
Website:
www.iluobademin.com.br