Ciclo de palestras e debates entre membros da organização e da sociedade em geral, a partir das reflexões e experiências trazidas por convidadas especiais, como mulheres ativistas, escritoras, coreógrafas e percussionistas. O objetivo principal é apontar a partir destas práticas maneiras de eliminar o racismo, o sexismo e todas as formas de discriminação no Brasil. Foram realizadas 21 mesas desde 2004, com a participação de grandes nomes, referências nas áreas da educação, política, saúde e cultura do país.
O Ilú na Mesa foi realizado no mês de Março e Novembro até o ano de 2014 e a partir de 2016 decidiu-se fazer apenas em Novembro em formato de seminário. Este projeto conta com o apoio da Ação Educativa desde seu início para a utilização do espaço e toda infraestrutura técnica do evento.
Vídeos
XXII Ilú na Mesa Ciclo de Palestras e Debates - MULHERES NEGRAS ‘ARTEVISTAS’ O ATIVISMO DA ARTE
Transmitido ao vivo em 10 de nov de 2016
Tema : MULHERES NEGRAS ‘ARTEVISTAS’
O ATIVISMO DA ARTE
Convidadas
Míriam Selma - Militante feminista, diretora, dramaturga, atriz, cenógrafa, figurinista, pesquisadora da cultura afro e de temas direcionais e transversais que abordam a questão de gênero. Arte-educadora social na Liga Solidária, fundadora e coordenadora do Coletivo Levante Mulher, do Grupo Mito de Arte e Cultura do Butantã e do Grupo Teatral Negro Sim.
Renata Martins – Cineasta formada pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Linguagens da Arte pela USP. Em 2010 dirigiu e roteirizou o premiado curta-metragem Aquém das Nuvens. Roteirista da premiada série Pedro & Bianca, ganhadora do Emmy Internacional Kids Awards 2013. É idealizadora da ‘websérie empoderadas’.
Erica Malunguinho - Mestrando no Programa de Pós Graduação em Estética e História da Arte na USP. Possui graduação em Pedagogia, membro colaborador do Instituto Casa das Áfricas e é idealizadora e gestora do espaço cultural independente Aparelha Luzia de artes negras, Produz trabalhos em múltiplas linguagens artisticas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte, Cultura e Politica.
Mediadora – Chris Gomes – Jornalista e bailarina. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Corpo de Dança do Bloco Afro Ilú Obá De Min
XXI ILÚ NA MESA - FEMINISMO E ATIVISMO NEGROS
Transmitido ao vivo em 26 de nov de 2015
CONVIDADAS:
Djamila Ribeiro - Mestre em Filosofia Política na Unifesp e colunista do site da Carta Capital.
Kika Silva - também conhecida como Doné Kika de Bessen é ativista dos movimentos negro e feminista. Membro e fundadora do Bloco Afro Oriashé, ativista da Marcha Mundial de Mulheres
Maria Lúcia da Silva - Psicóloga, psicanalista, especializada em trabalhos clinicos individual e em grupos. Atuação junto a organizações governamentais e não governamentais, desenvolvendo trabalhos de implantação, coordenação e acompanhamento de projetos ligados à temática de gênero e raça/etnia. Psicóloga do Instituto AMMA Psique e Negritude.Empreendedora social da Ashoka, desde 2004. Integrante da Articulação Nacional de Psicólogas(os) e Negras(os) e Pesquisadoras (es) em Relações Raciais e Subjetividade e da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia.
Mediadora: Christiane Gomes – Jornalista com mestrado em comunicação pela USP é integrante do Núcleo de Participação Política do Cenpec e membro do Conselho Editorial da Revista O Menelick 2ºAto. É coordenadora do Corpo de Dança do Ilú Obá de Min, onde pesquisa as relações entre as danças mandingues do Oeste da África e suas relações com as movimentações dos orixás.